Oficinas

Inventário 1

Voltado para educadores, a oficina Inventário da Infância lança um olhar para a diversidade dos modos de ser criança nos centros urbanos e no Brasil profundo. É um convite para o universo de histórias, cotidianos, tradições e brincadeiras que compõem o inventário da vida das crianças, desvendando as muitas infâncias de cada um – em casa, nas escolas, em comunidades e em suas memórias.

Nos encontros, são trabalhados conteúdos do Infâncias, como as exposições Trilhas do Brincar (Sescs Santos, Santo André e Araraquara), a série de reportagens Quintais (publicada no jornal Folha de S. Paulo), o documentário Meninos e Reis, que trata dos reisados do Cariri cearense, e o livro Terra de Cabinha (editora Petrópolis), que aborda o cotidiano e o brincar das crianças da região.

Ao longo da oficina, são tratados assuntos como a diversidade das infâncias em diferentes quintais, seus conceitos básicos e os percursos do Infâncias. Também são abordados os quintais do Cariri cearense e o tema do trabalho de campo com as crianças: ouvir e olhar para elas e etnografias poéticas.

Compartilhe: