Escutas

Mestre do pião

José Faria Júlio, o Faria, é um “menino crescido” de Belo Horizonte (MG) que trabalha com brinquedos e brincadeiras. Pé de cama ou pé de armário. Caixotes de frutas ou entulhos de construção. São com esses e outros restos de cotidiano que ele faz os seus brinquedos. Um simples pedaço de cama torneada vira pião nas mãos desse brincante.

Em suas andanças, Faria descobriu com outros “meninos crescidos” diferentes jeitos de brincar. Com Seu Valdemar, por exemplo, aprendeu a fazer o pião de chicote, que é parecido com o pião de fieira, mas sem o castelo. Para rodá-lo, é preciso um chicote, que pode ser feito com bastão e umas tiras de pano. Aliás, aprender ele conseguiu do dia para a noite, mas ver um pião desses rodar só depois de cinco anos.

De tanto pesquisar, encontrou Seu Zé. Com ele, Faria viu de fato como se roda um pião com chicotadas. Mas essa história de esperar cinco anos é figurinha repetida. Quando criança, Faria também passou outros cinco anos angustiado porque só conseguia rodar seu pião de fieira de cabeça para baixo. Dessa vez, foi salvo pelo avô, que ensinou um jeito certo de fazer o brinquedo girar.

Com tantos truques aprendidos com os mais experientes, Faria tornou-se Mestre na arte de fazer e girar piões, sempre chamando a atenção de meninos por onde passa. Neste áudio, conheça um pouco mais sobre Faria, mestre em rodar piões e encantar meninos.

 

Texto, edição e mixagem: Marlene Peret

Foto: Samuel Macedo

Compartilhe: