Vivências no Cariri

Nesses cinco anos de Infâncias trabalhando a distância com a gestão, tive a grata oportunidade de passar por duas vivências de viagens para o Cariri, a primeira para a gravação do curta Meninos e Reis e outra de devolutiva para as comunidades. Foram três exibições em julho de 2016, nas cidades de Juazeiro, Crato e Nova Olinda. Cada uma com sua importância e seu afeto.

Em Juazeiro nos reencontramos com a comunidade e os reisados que participaram do filme. As crianças, as avós, mães, vizinhos, mestres. Todos ali se reconhecendo na tela e cantando as músicas do reisado. Maria uma moça já, mas com aquela mesma alma disponível e linda de criança. Como ela diz, “o reisado é uma coisa que não sai da gente”.

Na exibição no Crato fomos recebidos pela Secretária de Cultura Dane de Jade na Escola Violeta Arraes. Para nossa alegria e honra, estavam presentes mestres Aldenir e Izabel e suas crianças que tanto os respeitam. Recebemos também educadores da região e após a exibição, Gabriela fez uma dinâmica relembrando as brincadeiras da infância contadas por adultos e crianças.

Em Nova Olinda fomos recebidos na Fundação Casa Grande, nossa parceira desde o início do projeto. Também contamos com a presença de Maria que percorreu a cidade conosco no carro de som chamando pra exibição de mais tarde. A sala estava cheia de crianças e mesmo os mais pequeninos seguiram atentos até o final. Pra comemorar dividimos um bolo com todos, uma festa!

Desde então sigo encantada com o Cariri, sua cultura e sua gente.

Compartilhe: