Meninos e Reis

Release do filme

Meninos e Reis retrata os reisados do Cariri, o oasis do sertão cearense, a partir do olhar das crianças que os vivem cotidianamente. O documentário de 16 minutos traz a história de Maria Fabrislene, rainha do Reisado do Irmãos, tradicional de Juazeiro do Norte (CE). Em seu último ano como menina-rainha, ela nos apresenta a brincadeira, que colore de vermelhos, amarelos e azuis as ruas do lugar onde vive, entre os meses de dezembro e janeiro.

O reisado é, antes de tudo, uma brincadeira. Mas também é festa, manifestação popular. É um teatro na rua, o chamado auto-popular. Ali, as crianças aprendem passos de dança, jogos de espada e músicas cantadas ao observar os mais velhos.

Há a chamada marcha em cortejo, uma cruzada em defesa do Menino Jesus. Na caminhada, meninos e meninas executam bailados chamados de peças (canções cantadas e dançadas) e encenam “entremeios” (corruptela de entremezes): números dramáticos com personagens fantásticos como o Jaraguá e o Guriabá. Tem também as comedias de Mateu, personagem da cara “encarvoada”.

O filme é resultado do Infâncias, projeto que está documentando a vida de crianças pelo Brasil, registrando o cotidiano, o brincar e o imaginário infantis. Realizado com prêmio concedido pela Secult (Secretaria de Cultura do Estado do Ceará), ele é idealizado pelas jornalistas Gabriela Romeu e Marlene Peret, em parceria com o fotógrafo Samuel Macedo e a produtora Michelle Antunes.

Compartilhe: