série Quintais

Dia de Reis

Por Gabriela Romeu

 

No dia 6 de janeiro é comemorado o Dia de Reis. É quando meninas se transformam em rainhas, palhaços pintam a cara de preto e avôs viram mestres, em uma brincadeira conhecida como reisado.

A festa é como um teatro de rua, ou auto-popular, em que crianças e adultos (ou brincantes) se fantasiam para homenagear os três Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltazar, que levaram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus.

No Ceará, numa região chamada Cariri, quem brinca de reisado colore de vermelho, azul e amarelo cidades como Juazeiro do Norte e Crato, onde se ouve ao longe o som da zabumba.

Para as crianças, a tradição é um verdadeiro brinquedo, que é passado de geração para geração. É o caso, por exemplo, de Maria Fabrislene Evangelista, 11.

Antônio, seu avô, comanda a brincadeira. Seu tio, Raimundo, é mestre da muganga (ou palhaçada). Sua irmã, Viviane de Araújo, 6, é a atual Rainha e herdou a coroa da própria Maria, que, ainda bem pequena, já tinha herdado o símbolo da realeza da tia.

Um dos pontos altos da brincadeira é o jogo de espadas, que parece uma dança coreografada, bonita de se ver. Homem, velho e menino são desafiados.

Meninas como Maria também. Todo menino para tudo para ver a garota jogando espada. “Vou brincar de reisado até morrer”, diz Maria, ex-Rainha, sempre brincante.

 

6 de janeiro é dia de desmontar a árvore de Natal e brincar de reisado

Em 6 de janeiro se comemora o Dia de Reis. De acordo com a tradição cristã, foi nessa data que o Menino Jesus, recém-nascido, recebeu a visita dos Reis Magos.

O dia encerra os festejos natalinos, por isso é quando são desmontados presépios e árvores de Natal. Pelo Brasil, além do reisado, a folia de reis é outro festejo que celebra esse dia.

 

 

Os textos foram originalmente publicados no suplemento Folhinha do jornal Folha de S. Paulo, no dia 3 de janeiro de 2015.

 

 

 

Compartilhe: