o que é

Os meninos e os reisados, os quintais das crianças às margens dos rios-estradas, o cotidiano da infância marcada pelos ciclos da natureza, os desafios de ser criança na cidade ou no sertão. Percorrendo distintas realidades socioculturais brasileiras, o Infâncias é um trabalho de pesquisa, registro e reflexão sobre a vida de meninos e meninas pelo país. Marcado pelo registro documental, busca retratar a pluralidade de infâncias, extrapolando a realidade dos grandes centros urbanos.

O Infâncias levanta questões como “O que é ser criança?”, “Como vivem e o que pensam as crianças?”, “Como elas exercitam sua infância?”. Destaca a diversidade de saberes, fazeres, vivências e experiências relacionados a esse período. Com um registro focado nos cotidianos infantis, compõe pequenos inventários de rituais, hábitos e costumes, tradições, encantarias, cantigas, brinquedos, brincadeiras, valores míticos e lendas ligados ao universo das crianças pelos muitos Brasis.

Em mais de cinco anos de andanças, já visitou as cinco regiões do país, adentrando quintais do Vale do Jequitinhonha (MG), do Cariri cearense, do Médio Xingu (PA), da Chapada Diamantina (BA), do interior de Goiás, do norte do Rio Grande do Sul, de periferias de São Paulo e do Pantanal. Tem a missão de criar intercâmbios entre crianças de distintas realidades – urbanas, ribeirinhas, quilombolas e indígenas.

Independente, o Infâncias foi criado pelas jornalistas Gabriela Romeu e Marlene Peret em 2 de fevereiro de 2012 – sim, é Iemanjá quem abre nossas estradas, por terra e por mar! Sua gestão é feita pelo Estúdio Veredas. O projeto conta com vários parceiros.

Gabriela Romeu  Jornalista especializada em produção cultural para a infância, pesquisadora da infância, escritora e documentarista. Há 15 anos escreve sobre e para crianças no jornal Folha de S.Paulo, onde editou o caderno Folhinha, produziu diversas reportagens sobre as realidades infantis do Brasil e criou o premiado Mapa do Brincar.

Marlene Peret Jornalista especializada em terceiro setor e empreendedorismo social pela FGV/SP. Implantou e coordenou nos anos de 2005 a 2010 o Prêmio Empreendedor Social, organizado pela Folha de S.Paulo, em parceria com a Fundação Schwab (Genebra/Suíça). Além de pesquisadora, atua na captação do som direto.

Michelle Antunes – Publicitária e gestora cultural, com mestrado em Gestão de Empresas e Instituições Culturais. É gestora cultural do Infâncias e da Inspire, que desenvolve projetos e programas de formação cultural. Trabalhou na produção executiva do núcleo de TV e Multiplataformas da Conspiração Filmes.

Samuel Macedo – Fotógrafo, cinegrafista e músico. Desde menino, tem paixão pela fotografia. Aos 12 anos, criou a TV Casa Grande, laboratório de mídias digitais, que produz documentários para canais de televisão como Futura e TV Cultura. Já participou de expedições fotográficas pelo Cariri, sua terra natal, e em terras distantes.

Vanessa Fort – Roteirista e produtora criativa, atua na criação, desenvolvimento e produção de projetos de cinema e televisão. É coordenadora de desenvolvimento e de roteiros dos 5 projetos do Núcleo Singular. Há 10 anos se dedica à curadoria, produção audiovisual para crianças e adolescentes e à pesquisa na área.

Gabriella Mancini – Jornalista e roteirista, com especialização em roteiro na EICTV (Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba). Foi repórter do suplemento Folhinha, do jornal Folha de S.Paulo. Coordena roteiros na Conspiração Filmes, no Rio de Janeiro. É autora do livro infantil “Na Rua da Aquarela”, da editora Girafinha.